JOVENS E USO DO SMARTPHONE

Maio é o mês de cerejas e, pelos vistos, também mês de artigos poisjá é o segundo publicado este mês. Desta vez com o Eduardo Pellanda e a Ana Cecília Nunes, da PUCRS, e ainda o Valeriano  Piñeiro-Naval, do Labcom, o trabalho tem como título “Mobile phones in young people everyday life: case study with Portuguese and Brazilian students” e o resumo é este:

“Os telefones celulares se tornaram objetos comuns do dia-a-dia em quase todas as sociedades, independentemente do estágio de desenvolvimento. A presença desses dispositivos tornou-se constante em qualquer latitude, como mostra o índice de penetração em 2018: 65,9%. Esses números, já surpreendentes por si só, atingem valores ainda mais altos entre os jovens. Assim, este artigo estuda o uso de telefones celulares, em particular smartphones, por jovens estudantes universitários portugueses e brasileiros. Para isso, foi desenvolvido um aplicativo que registrava todos os usos feitos pelos jovens em seus dispositivos móveis. Essa metodologia permite a coleta de dados em um contexto diário sem que os participantes se sintam controlados. Um total de 317.938 interações, registradas nos dispositivos participantes, mostra que o principal uso dado a esses dispositivos é como plataforma de acesso às redes sociais, seguido pelo envio de mensagens e pela variável “segundos usos” do dispositivo (observe, calendário, câmera, calendário e calculadora). Embora este seja um estudo em andamento, é possível afirmar que os dados confirmam estudos anteriores (FORTUNATI; TAIPALE, 2014) em que os smartphones se afirmam como uma plataforma de comunicação verbal escrita em oposição à sua gênese baseada na oralidade.”

Disponível para leitura gratuita em http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/35850

Canavilhas, João, Pellanda, Eduardo, Piñeiro-Naval, Valeriano & Nunes, Ana Cecília Biso Nunes (2020). Mobile phones in young people everyday life: case study with Portuguese and Brazilian students, Revista Famecos, Vol. 27, pp. 1-23. (DOI: https://dx.doi.org/10.15448/1980-3729.2020.1.35850)

error: Content is protected !!